Localize no blog

terça-feira, 22 de maio de 2012

PROJETO JORNADA AMPLIADA


O Programa Piloto Jornada Ampliada - Mais Saber Pra Você tem o objetivo de prolongar a permanência dos alunos do Ensino Fundamental na Escola Pública Municipal, ampliando as possibilidades de aprendizagem e favorecendo o aprimoramento pessoal, social e cultural.
Os alunos são atendidos de segunda a quinta-feira no contra turno ao período regular de aulas, com duração de 04 horas onde são ministradas oficinas de Artesanato, Dança, Musica e Teatro.


Este Projeto conforme DECRETO Nº 3.598, de 21/09/2011 em seu art. 2º.:
“Art.2º-O Programa Piloto Jornada Ampliada  -Mais Saber Pra Você tem como objetivos:
I – Permitir que os alunos do ensino fundamental tenham um aprimoramento no desenvolvimento cognitivo, social e físico por meio de ações culturais, educativas, corporais, artísticas, musicais e empreendedoras.
II – Ampliar o tempo, os espaços e oportunidades educativas.
III – Ofertar novas atividades educacionais contribuindo no combate à evasão escolar, promovendo a inclusão social.
IV – Oportunizar a construção da identidade pessoal do educando, bem como de sua identidade social e cidadania.
V – Promover o sentimento de pertinência e o desenvolvimento de atitudes de compromisso e responsabilidade para com a escola e com a comunidade, instrumentalizando-o com as competências e habilidades necessárias ao desempenho do protagonismo juvenil e à participação social.
VI – Promover a cultura da paz pelo desenvolvimento de atitudes de auto respeito, respeito mútuo, solidariedade, justiça, diálogo e tolerância.
VII – Proporcionar condições para emergir a criatividade.”
            

    As crianças aprendem muito com as oficinas operantes em nossa unidade escolar e a cada dia aumenta o numero de adesões ao programa. Estamos desenvolvendo a capacidade criativa de cada um atingindo também a família que tem colaborado e apreciado a mudança social e cognitiva do aluno.

        No final do semestre, em 27 de junho de 2012, às 17h30min estaremos apresentando no Centro Comunitário do Caraminguava a peça de Teatro “O Sapo Batista”, texto de Silvia Pecegueiro (monitora de teatro da EMEIF Jardim Veneza), adaptação do livro de Vanessa Kalil e letras de musicas de Silvia Pecegueiro e Julio Medori (monitor de musica da EMEF Prof. Rozangela Anunciada da Silva). Toda a decoração e cenário está sendo produzida pelas mãos de nossos alunos em parceria a Monitora de artesanato Luana e as oficinas de teatro são ministradas pelo Monitor Alexandre, ao final uma linda surpresa dirigida pelo monitor de música Julio. Vale a pena conferir a dedicação e aprendizado dos alunos participantes do Projeto Jornada Ampliada.




    





Contamos com a presença de todos.

Até Breve. 


Isabela Oliveira Monzú
 (Coordenadora do Programa)





Nenhum comentário:

Postar um comentário